top of page

Evite ficar rouco com o grito de carnaval

Evite ficar rouco com o grito de carnaval – por Dr. Paulo Mendes Jr

Após as festas de carnaval, muitas pessoas sofrem com a rouquidão, que normalmente é decorrente a vários fatores que podem ser causas de perda da voz no dia a dia, mas se intensificam no carnaval.

Primeiro vou explicar sobre a anatomia da garganta: A laringe fica no pescoço, na altura do popularmente conhecido pomo de adāo ou gogó, ou cientificamente descrito como cartilagem tireóidea.

Uma das funções da laringe é a fala, que é decorrente a presença de duas cordas vocais (direita e esquerda) que vibram com a passagem de ar proveniente dos pulmões.

E a principal causa da disfonia ou rouquidão é o abuso vocal, que é quando a pessoa fala prolongadamente, sem ficar em silêncio; grita ou fala mais alto do que o seu habitual, e isto agride as cordas vocais. E se estes episódios forem frequentes e/ou intensos podem provocar lesões como os nódulos vocais ou os famosos calos nas cordas vocais.

Outra causa é decorrente a má respiração: pois o nariz é um filtro, ou seja, todas as impurezas deviam passar pelo nariz, e se a pessoa respira mais pela boca, ela terá mais chances de ficar com infecções na garganta como faringites e laringites. E como a respiração também faz parte da produção da voz, isto pode comprometer a sua qualidade como também a sua ressonância, por exemplo, um paciente ter o nariz obstruído e ter uma voz mais anasalada.

E como na época do carnaval, as pessoas tendem a exagerar no tabagismo e principalmente na ingestão de bebidas alcoólicas, estes componentes podem agredir as cordas vocais, provocando lesões agudas e até lesões crônicas se forem usadas prolongadamente como câncer de laringe.

E por último, a diminuição da ingestão de água, os excessos de consumo de cafeína, comidas gordurosas/frituras, alimentação sem uma rotina de horário adequado e de qualidade, podem favorecer o refluxo gastroesofágico. Como também as noites mal dormidas, prejudicam o repouso necessário de todo o corpo.

Apresentando uma diminuição da qualidade vocal com ou sem dor de garganta, é importante consulta um otorrinolaringologista que fará um exame simples no próprio consultório que é a videolaringoscopia que o permitirá avaliar como estão as cordas vocais e assim poderá indicar um tratamento mais eficaz que com certeza será acompanhado de um repouso vocal, ou seja, a necessidade de ficar em silêncio alguns dias.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page