Perigo: Sabia que o brinquedo de Natal pode prejudicar a saúde de seu filho
- DR. Paulo Mendes Jr
- 19 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Nesta época do ano, muitas famílias vão com as criancas a lojas de brinquedos escolherem o presente de natal. Isto pode ser divertido, mas devemos acender um alerta: muitas crianças, principalmente as pequenas, podem pegar as peças pequenas dos brinquedos e por curiosidade, introduzir este pequenos objetos dentro do nariz e do ouvido.
Como suspeitar que a criança colocou algo no nariz ou no ouvido?
Quando a criança coloca algo no ouvido ou no nariz, geralmente fica inquieta, e mexendo na regiāo afetada.
Por exemplo, no ouvido, as vezes podem dar tapa leves na orelha. A família pode perceber que ela está escutando menos.
Já se for no nariz, a respiração pode piorar, apresentar um som ruidoso e até saída de secreçāo com cheiro bem ruim da narina (que normalmente é de um lado) que colocou o corpo estranho.
O que fazer, quando perceber que realmente tem algo no ouvido ou nariz da criança?
O ideal é deixar todo mundo calmo, ir o quanto antes para um Hospital especializado na área que geralmente sāo 24 horas para o médico fazer o atendimento rapidamente.
Evitar da família, tentar tirar em casa, pois pode traumatizar a criança, ao ficar manipulando e até machucar o nariz ou o ouvido.
Alem disto, quando a criança, for ao médico ficar muito assustada e o atendimento será mais difícil para a equipe médica.
E o que de pior pode acontecer nestes casos?
Por exemplo, se for no ouvido, pode ocorrer uma perfuraçāo de tímpano, por isto nāo se deve tentar mexer neste corpo estranho. Deixar para o médico otorrino, que tem a habilidade, para resolver este problema.
E se for no nariz, o risco é introduzir mais o objeto que está lá e assim ter a possibilidade de ir para o estômago e pior, ir para o pulmāo. Desta forma, uma situaçāo que era potencialmente simples, poderá se tornar grave.
Quais sāo os principais objetos que os pais têm que ficar em alerta para a criança nāo ficar mexendo e qual o mais perigoso se por acaso isto acontecer realmente?
Já encontramos miçanga, feijão, milho, macarrāo, espuma de travesseiro , ponta de lápis, pedaços de brinquedo como rodinha, bola, etc.
Claro que todos sāo potencialmente perigosos devido ao que comentei acima, mas o mais perigoso realmente é a bateria ou pilha, pois em poucos minutos ela solta uma substância que pode lesar irreversivelmente o nariz ou o ouvido. Então a atenção deve ser triplicada!
Ultimo recado aos pais, nesta época de compras de natal?
Qualquer objeto pequeno e de fácil manipulaçāo é potencialmente um risco a criança ter acesso e assim introduzir no nariz, ouvido e até ter o risco de engolir.
Por isto, é importante aos pais terem a atençāo continua e sempre seguir as orientações do INMETRO ao comprarem brinquedos.
Dr. Paulo Mendes Jr - CRM 22667
Otorrinolaringologista
Centro da Rinite do Hospital IPO - Curitiba/PR
tel: 41 - 3093 - 9796 / 41 - 3314-1500
Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino Curitiba
www.drpaulomendesjrotorrino.com.br
Comments