top of page

Ronco e Apnéia do Sono:  um mal que afeta a sua saúde e a de sua família!


O ronco é uma situação por vezes encarada como brincadeira e gozação entre os amigos e familiares, mas não deveria ser tratado assim. Pois é um indicativo de que algo não vai bem com o sono de quem ronca.

Ronco é um ruído da vibração do ar pelas estruturas da garganta que geralmente estão muito estreitas e por vezes se torna muito desagradável, principalmente para quem dorme ao lado de quem ronca. Geralmente, quem emite este ruído do ronco, só sabe que faz isto, se o avisarem com reclamações, cotoveladas ou beliscões.

A frequência de quem ronca é grande, pode acometer até 30% da população adulta, principalmente aos homens. Ou seja quem mais ronca são os homens.

É mais comum em pacientes com sobrepeso ou obesidade, pois quando ganhamos peso, diminuímos os espaços da passagem do ar pela garganta e assim o ruído do ronco será mais alto e forte. Por isto, uma das principais causas do aparecimento do ronco ou de sua piora é o aumento de peso, principalmente da parte abdominal( da barriga) que será pior quando a pessoa dormir com o decúbito dorsal ou seja de barriga para cima.

Outras causas para a pessoa roncar são doenças que acometem o nariz que favorecem a dificuldade da respiração que pode ser decorrente a um desvio de septo, hipertrofia de cornetos ou a famosa carne esponjosa, uma rinite não controlada, entre outros.

Para isto, é interessante realizar um exame chamado nasofibroscopia que é uma endoscopia nasal que é facilmente realizada em consultório médico sob um spray de anestésico no nariz. Após este exame poderá descobrir se a causa do ronco pode ser de um problema nasal.

Outras situações que pioram o sono e favorecem a pessoa roncar são a ingestão de bebidas alcoólicas como também de medicamentos para dormir, pois farão um relaxamento de toda musculatura e diminuirão os espaços para a respiração sendo uma das mais rotineiras causas do ronco.

Além do ronco, um dos grandes problemas da qualidade do sono é a presença de apnéias, que são paradas respiratórias de pelo menos de 10 segundos durante uma hora do seu sono.

Lembrando que o ronco atrapalha principalmente quem dorme ao lado, mas a apnéia do sono prejudica e muito para quem sofre com isto, pois como é uma parada da respiração ao dormir, o corpo, principalmente o pulmão e o coração, fazem um esforço muito grande para a pessoa voltar a respirar e a apnéia do sono pode ocasionar alguns problemas:

- Irritabilidade

- Diminuição da concentração e assim riscos de acidentes, principalmente no transito e no trabalho.

- Sensação de que as horas de sono não serviram para nada, as vezes acorda até mais cansado, depois do esforço para voltar a respirar.

- Diminuição do apetite sexual

- Dificuldade para emagrecer

- Sonolência durante o dia

- Hipertensão arterial

- Insuficiência cardíaca e pulmonar

- Riscos de infarto do coração e AVC

Para quem sofre ou suspeita de ter ronco e apnéia do sono, é importante realizar um exame chamado polissonografia, no qual a pessoa dorme em uma clínica/hospital. Será analisado o sono, principalmente a sua qualidade e o número de apnéias obstrutivas do sono.

Como perceberam, o tema não se esgota aqui, pois existem várias causas, consequentemente ter vários tratamentos para diminuir ou acabar com o ronco e apnéia do sono:

- Emagrecer,

- Mudar os hábitos de vida (diminuir ou abolir bebidas alcoólicas, evitar alguns medicamentos, não comer muito a noite),

- Medicamentos nasais

- Cirúrgicas de garganta e de nariz.

Além deste tratamentos citados acima, existem outros mais específicos para quem sofre de apnéia do sono.

Se o número for de grau leve, poderá ser indicado também um aparelho intra-oral,confeccionado por um dentista.

Mas se o grau de apneia do sono for de moderado a grave constatado na polissonografia, provavelmente a utilização de um aparelho chamado CPAP será muito bem indicado. Ele emite ar em pressão positiva facilitando a respiração do paciente que não está conseguindo sozinho fazer isto ao dormir. Sendo bem indicado e bem adaptado por profissionais que trabalham com este aparelho poderá ser solucionar tanto o ronco quanto a apneia.

Todas estas avaliações e indicações de exames e consequentemente tratamentos deve ser feito em consulta com médicos especialistas na área do sono.

Procure uma ajuda médica que assim sua qualidade de vida e de sua família será melhor.

À disposição:

Instagram: www.instagram.com/drpaulomendesjrotorrino YouTube: www.youtube.com/c/DrPauloMendesJrOtorrinoemCuritiba Facebook: www.facebook.com/drpaulomendesjrotorrinocuritiba/ www.drpaulomendesjrotorrino.com.br . Dr. Paulo Mendes JRMédico otorrinolaringologista. CRM 22667 RQE 16683Trabalho no Centro da Rinite do Hospital IPO/Curitiba - PR e em São Jose dos Pinhais. Telefone: 41 - 3093-9796.

Medico otorrino, otorrino Curitiba, otorrino pediatra Curitiba, otorrino Unimed Curitiba, otorrino amil Curitiba, otorrino particular Curitiba, otorrino sinam Curitiba, audição Curitiba, faringite Curitiba, amigdalite Curitiba

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page